terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Veículos híbridos e elétricos

Nos próximos posts, falarei sobre resgate veicular e combate a incêndio em veículos híbridos e elétricos. Mas, antes, precisamos esclarecer o que são estes veículos.

Um veículo híbrido, também chamado de HEV (hybrid electric vehicle), é um automóvel que possui um motor a combustão interna, normalmente à gasolina, e um motor elétrico que atua em conjunto com o primeiro, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões de poluentes.


Sem se alongar no tema, basta saber que existem dois tipos de HEV: um em que o motor elétrico atua em paralelo ao motor à combustão, ou seja, ambos atuam na tração do carro (como na ilustração acima), e outro em que o motor à combustão não gera tração, mas sim aciona um gerador, que gera energia elétrica para alimentar um motor elétrico e um banco de bateriais. E somente o motor elétrico gera tração.

Em ambos os tipos de HEV, a energia para o banco de baterias é gerada pelo gerador (acoplado ao motor à combustão), por frenagem regenerativa e, em alguns casos - chamados de Plug-in - pode-se recarregar também através de uma fonte de energia externa (por cabo).

Um veículo elétrico, também chamado de EV (electric vehicle), é um automóvel que não possui motor à combustão. Toda a energia que alimenta o motor elétrico, que por sua vez traciona o carro, provem do banco de baterias.



O banco de baterias do EV é recarregado principalmente por frenagem regenerativa e através de uma fonte externa (por cabo).

Sejam híbridos ou elétricos, estes veículos possuem baterias de alta tensão (que passam de 200V, o que é considerado alto para um automóvel, já que sua bateria regular é de 12 ou 24V). Elas geram altas correntes elétricas, capazes de causar ferimentos graves e até a morte em seres humanos.

Veja abaixo alguns exemplos de HEV e EV, muitos já disponíveis e rodando no Brasil:

Toyota Prius

Chevrolet Volt

Ford Fursion Hybrid

Nissan Leaf

BMW i3

BMW i8

Tesla modelo S

Os bancos de baterias de alta tensão dos HEV e EV costumam estar localizados em quatro posições: no porta malas, embaixo do banco traseiro, embaixo do console central ou embaixo do assoalho do veículo.

Principais localizações dos bancos de baterias de alta tensão

Eles são principalmente de dois tipos: Ni-MH (hidreto metálico de níquel) e Li-ion (íons de lítio). No post sobre resgate abordarei em detalhes o que fazer em caso de acidente e ruptura dos mesmos.

Nestes veículos, outros diversos componentes também estão ligados ao circuito de alta tensão, como condicionador de ar, transmissão, inversor de frequências, conversor e carregador externo (no caso de Plug-in).

Exemplos de componentes ligados ao circuito de alta tensão

Há muito material disponível sobre HEV e EV na internet, porém a maioria ainda é em inglês. Interessou-se? Há dois artigos em português bem completos disponíveis na Wikipedia. Seguem links (HEV) (EV).

Aguarde o próximo post!

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