Nos próximos posts, falarei sobre resgate veicular e combate a incêndio em veículos híbridos e elétricos. Mas, antes, precisamos esclarecer o que são estes veículos.
Um veículo híbrido, também chamado de HEV (hybrid electric vehicle), é um automóvel que possui um motor a combustão interna, normalmente à gasolina, e um motor elétrico que atua em conjunto com o primeiro, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
Sem se alongar no tema, basta saber que existem dois tipos de HEV: um em que o motor elétrico atua em paralelo ao motor à combustão, ou seja, ambos atuam na tração do carro (como na ilustração acima), e outro em que o motor à combustão não gera tração, mas sim aciona um gerador, que gera energia elétrica para alimentar um motor elétrico e um banco de bateriais. E somente o motor elétrico gera tração.
Em ambos os tipos de HEV, a energia para o banco de baterias é gerada pelo gerador (acoplado ao motor à combustão), por frenagem regenerativa e, em alguns casos - chamados de Plug-in - pode-se recarregar também através de uma fonte de energia externa (por cabo).
Um veículo elétrico, também chamado de EV (electric vehicle), é um automóvel que não possui motor à combustão. Toda a energia que alimenta o motor elétrico, que por sua vez traciona o carro, provem do banco de baterias.
O banco de baterias do EV é recarregado principalmente por frenagem regenerativa e através de uma fonte externa (por cabo).
Sejam híbridos ou elétricos, estes veículos possuem baterias de alta tensão (que passam de 200V, o que é considerado alto para um automóvel, já que sua bateria regular é de 12 ou 24V). Elas geram altas correntes elétricas, capazes de causar ferimentos graves e até a morte em seres humanos.
Veja abaixo alguns exemplos de HEV e EV, muitos já disponíveis e rodando no Brasil:
Em ambos os tipos de HEV, a energia para o banco de baterias é gerada pelo gerador (acoplado ao motor à combustão), por frenagem regenerativa e, em alguns casos - chamados de Plug-in - pode-se recarregar também através de uma fonte de energia externa (por cabo).
Um veículo elétrico, também chamado de EV (electric vehicle), é um automóvel que não possui motor à combustão. Toda a energia que alimenta o motor elétrico, que por sua vez traciona o carro, provem do banco de baterias.
O banco de baterias do EV é recarregado principalmente por frenagem regenerativa e através de uma fonte externa (por cabo).
Sejam híbridos ou elétricos, estes veículos possuem baterias de alta tensão (que passam de 200V, o que é considerado alto para um automóvel, já que sua bateria regular é de 12 ou 24V). Elas geram altas correntes elétricas, capazes de causar ferimentos graves e até a morte em seres humanos.
Veja abaixo alguns exemplos de HEV e EV, muitos já disponíveis e rodando no Brasil:
Toyota Prius
Chevrolet Volt
Ford Fursion Hybrid
Nissan Leaf
BMW i3
BMW i8
Tesla modelo S
Principais localizações dos bancos de baterias de alta tensão
Eles são principalmente de dois tipos: Ni-MH (hidreto metálico de níquel) e Li-ion (íons de lítio). No post sobre resgate abordarei em detalhes o que fazer em caso de acidente e ruptura dos mesmos.
Nestes veículos, outros diversos componentes também estão ligados ao circuito de alta tensão, como condicionador de ar, transmissão, inversor de frequências, conversor e carregador externo (no caso de Plug-in).
Exemplos de componentes ligados ao circuito de alta tensão
Há muito material disponível sobre HEV e EV na internet, porém a maioria ainda é em inglês. Interessou-se? Há dois artigos em português bem completos disponíveis na Wikipedia. Seguem links (HEV) (EV).
Aguarde o próximo post!
Ótimo texto!
ResponderExcluirMuito bom saber desse blog, vou indicar para a minha equipe na loja de carro seminovo em SP, excelente artigo, parabéns pela matéria
ResponderExcluirObrigada pelas informações sobre baterias veiculares
ResponderExcluirJa tem o novo post ?
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