Pois bem, nem sempre é culpa da ferramenta! Cada vez mais os fabricantes têm usado aços e outras ligas de altíssima resistência em áreas estratégicas dos veículos, como colunas B e caixas de ar laterais, visando aumentar a segurança em caso de colisão lateral ou capotamento.
Veja abaixo uma ilustração retirada de um manual da Audi (fonte). Note as estruturas nas cores verde e vermelho:
A mesma Audi menciona que seus SUVs podem possuir barras de reforço nas caixas de ar laterais. Ou seja, cortá-las para fazer algum procedimento como afastamento de painel será uma tarefa bem difícil.
O que fazer nestes casos?
Se você se deparar com um veículo em que as ferramentas de resgate não conseguem cortar ou rasgar colunas, o melhor a fazer é não insistir nessas áreas para não dafinicar as ferramentas. Procure por alternativas.
Exemplo 1: ao invés de cortar a coluna B, faça um corte em cunha (ou pizza) no teto do veículo em torno da coluna B, dessa forma você consegue retirar o teto sem mexer na coluna.
Ilustração de corte em cunha ou pizza em torno das colunas B
Exemplo 2: se precisar fazer um afastamento ou elevação de painel, não corte caixas de ar. Faça um corte horizontal na base da coluna A, paralelo à caixa de ar. Esse procedimento, aliás, é bem mais efetivo que cortar a caixa de ar.
Exemplo de corte horizontal na base da coluna A
Outras dicas importates:
Logo farei um post sobre resgate em veículos híbridos e elétricos. Mas, até lá, tenha em mente que, em muitos veículos desse tipo, cabos de alta tensão correm pela caixa de ar. E não podem ser danificados, sob o risco de choque elétrico!
Cuidado também com airbags de cortina não disparados e pré-tensionadores de cinto de segurança. Os airbags costumam ter seus dispositivos instalados na coluna B ou no teto próximo à coluna B. Os pré-tensionadores geralmente estão na base da coluna B e na coluna C, na altura dos encostos de cabeça.
Nos próximos posts abordarei estes itens.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário