sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Baterias

Dentro do método SAVER (link), um dos procedimentos consiste na estabilização do local e do veículo.

Nesta etapa, incluem-se isolamento do local do acidente, avaliar vazamentos de combustivel, extinguir chamas (se houver), avaliar cabos de energia elétrica, estabilizar o(s) veículo(s) (calços, estabilizadores, cabos), avaliar airbags acionados e não acionados e, não menos importante, desligar a(s) bateria(s) do(s) veículo(s).

Nessa operação de desligamento, dois pontos merecem atenção:

1- Localizar a(s) bateria(s):

A grande maioria das baterias fica localizada no compartimento do motor, porém existem casos em que estão no porta-malas, embaixo do banco do motorista ou passageiro, ou sob o estepe. Além disso, alguns veículos possem mais de uma bateria, às vezes em locais distintos.

Bateria no compartimento do motor

Bateria sob o banco do motorista

Bateria sob o banco do motorista

Bateria na lateral do porta-malas

Bateria embaixo do "tapete" do porta-malas

Há também os veículos híbridos e elétricos, que possuem um banco de baterias de alta tensão, além da bateria 12V. Mas este é um assunto que abordarei em breve.

O importante neste momento é saber que, ao desligar a bateria 12V de um veículo desse tipo, você automaticamente isola o banco de baterias, permitindo realizar o resgate. Mas cuidado para nunca danificar os cabos e componentes de alta tensão!

2- Desligar a(s) bateria(s):

Para desligar a bateria, não basta retirar ou cortar apenas um dos cabos. Deve-se sempre desligar os dois, e nesta ordem: negativo primeiro, positivo depois.

Esclareço:

Toda a carroceria do veículo está no mesmo potencial elétrico do polo negativo da bateria (ou seja, na mesma "voltagem").

Desligar somente o negativo não é suficiente, pois se qualquer parte metálica do veículo encostar no negativo, a bateria volta a estar conectada (fecha-se o circuito elétrico).

Desligar somente o positivo não é recomendado, pois o uso de ferramentas pode gerar faísca e risco de explosão se houver vazamento de combustível (a ferramenta pode fechar um curto-circuito entre o positivo e a carroceria).

Deve-se, portanto, desligar primeiro o negativo. Feito isto, o circuito elétrico é interrompido e não haverá mais risco de faísca ao se desligar o positivo. Veja ilustração abaixo:



Note que, quando desligado o negativo, interrompe-se a corrente elétrica no circuito. Porém, se qualquer parte metálica (um capô amassado, por exemplo), entrar em contato com o negativo, o circuito volta a ser fechado.

Se não desligarmos o negativo e encostarmos ferramentas metálicas entre o positivo e a carroceria, haverá um curto-circuito e faíscas.

Por fim, estando o negativo desligado, mesmo que a ferramenta encoste no positivo e na carroceria, não haverá mais risco de faíscas, pois a corrente elétrica foi interrompida.

Como trabalhamos com gerenciamento e mitigação de riscos, devemos sempre "pecar" por excesso e nunca por falta.

Dica: uma dica simples para saber se a bateria foi desligada, e se de fato não existem mais baterias, é observar se os piscas, luzes internas, rádio e demais equipamentos eletro-eletrônicos continuam ligados. Se estiverem, procure por uma segunda bateria!

Saudações!

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