Caminhão de bombeiro movido a vapor, de 1904
Caminhões de bombeiro com motor a combustão, de 1924
Muita gente acredita que é por conta da visibilidade, porém estudos conduzidos nos EUA e Inglaterra demonstraram que o vermelho é uma cor de baixa visibilidade à noite.
Existem controvérsias sobre o motivo de serem vermelhos, mas os registros apontam para três teorias, duas de certa forma contraditórias. Todas surgiram nos EUA (fonte).
A primeira teoria nos remete ao começo dos anos 1900, quando a Ford lançou seu modelo T, que era produzido somente na cor preta. Para se diferenciar da grande quantidade de carros pretos, os primeiros veículos motorizados de bombeiros passaram a ser pintados de vermelho.
A segunda teoria é que o vermelho era a cor mais barata na época. Como a maioria das corporações era composta por voluntários e havia poucos recursos, ela foi a escolhida.
A terceira - e oposta à segunda - é que o vermelho era justamente a cor mais cara! E como os veículos eram motivo de orgulho (e até de disputa entre corporações para ver quem tinha o mais belo), o vermelho era a cor escolhida.
Independente da teoria, os estudos demonstraram que as cores "ideais" são o amarelo e o verde limão, pela facilidade de visualização em uma variedade de condições de iluminação, incluindo à noite e com neblina (fonte).
De fato, muitas corporações ao redor do mundo tem optado por estas cores, principalmente com faixas reflexivas sobre a cor vermelha (para não perder a tradição!). Seguem abaixo alguns exemplos:
Este último é, no mínimo, curioso!
Independente da cor desses veículos, uma coisa é certa: Todos eles são conduzidos por cabras-macho!
ResponderExcluir