quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Novidades em combate a incêndio - Cristanini

Seguindo a dica de um dos seguidores da fanpage do Incêndios e Resgates, fui atrás destas novas tecnologias de combate a incêndio criadas por uma empresa italiana chamada Cristanini (site internacional) (site no Brasil).

Esta empresa é especializada em equipamentos para descontaminação e desintoxicação de ambientes contaminados por agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e, em 2016, lançou dois equipamentos bem interessantes para combate a incêndio.

O primeiro deles é o Firestop 200/30:



Basicamente o equipamento produz um jato em neblina em alta pressão (200 bar), o qual gera micropartículas que abrangem uma área muito maior que a área atingida por um esguicho convencional.

Pode ser usada somente água ou água + espuma (LGE), o que o qualifica para inúmeras aplicações (incêndios estruturais, veiculares, com produtos perigosos, etc).

A extinção das chamas é feita tanto por abafamento quanto resfriamento.

Ele ainda reduz significativamente a quantidade de água utilizada (e consequentemente o estrago gerado por ela).

Veja abaixo como funciona:




O segundo é o WJFE 300 Modular:



O equipamento perfura paredes e ataca o fogo em ambientes confinados.

Ele usa um tipo de lança com uma mistura de material abrasivo e água em alta pressão para perfurar / cortar diversos materiais, como madeira, aço, plástico, vidro, concreto, etc.

Uma vez que a perfuração é realizada, o jato de 350 bar de pressão é imediatamente convertido em "vapor" de água (neblina), aumentando seu volume 1700 vezes, saturando o ambiente e removendo o oxigênio (comburente) do fogo.

As chamas são extintas principalmente por abafamento e, indiretamente, por resfriamento.

Veja demonstrações abaixo:




Até a próxima!

2 comentários: