Quem assistiu ao filme Backdraft (Cortina de Fogo), de 1991, deve lembrar da cena abaixo, em que o ar é sugado pela fresta de uma porta e, ao arrombá-la, há uma explosão.
Com as devidas ressalvas "Hollywoodianas", o fenômeno acima é o que chamamos de backdraft. Não são muitos os bombeiros que se deparam com este fenômeno durante sua carreira. Ainda bem!
O backdraft pode ser explicado como uma evolução rápida e violenta de um incêndio de ventilação limitada, quando se introduz oxigênio.
Ou seja, um ambiente não ou pouco ventilado, geralmente tomado por fumaça escura (sem plano neutro), que se encontra na fase de queima sem ou com poucas chamas visíveis - muitas vezes somente brasas.
Com a introdução de oxigênio - por uma abertura feita pelos bombeiros ou pelo calor - há uma súbita e explosiva reação. Veja exemplos nos vídeos abaixo:
Como antecipar um possível backdraft:
Devemos estar atentos a determinados sinais no ambiente. Entre eles:
- Fumaça escura e espessa.
- Ventilação limitada ou sem ventilação.
- Portas e janelas quentes em toda a sua extensão.
- Vidros de janelas escurecidos de fuligem e/ou com aspecto oleoso.
- Poucas ou sem chamas visíveis.
- Possíveis "assovios" em rachaduras ou pequenos orifícios.
- Pulsações de fumaça através de frestas (debaixo de portas, por exemplo).
- Rápida aspiração de ar caso seja feita uma pequena abertura.
- Plano neutro muito baixo ou inexistente.
Como evitar um backdraft:
1- Fique atento aos sinais acima.
2- Constatada a possibilidade de backdraft, não abra portas e janelas.
3- Matenha-se protegido atrás de paredes de alvenaria, pois se, por exemplo, o teto vir a desabar, poderá ocorrer um backdraft em função da rápida alimentação do fogo.
Atenção: sempre observe paredes e tetos. Se o ambiente está queimando por muito tempo, podem estar comprometidos.
4- Resfrie os gases superaquecidos através de pequenos furos ou frestas na edificação (exemplo: uma pequena abertura controlada de porta ou janela). Procure usar jato neblinado.
Lembre-se: o objetivo nesta etapa não é apagar o fogo, mas resfriar os gases.
5- Observe mudanças no plano neutro. Se começar a subir, indica que o resfriamento está funcionando. Aumente cuidadosamente a abertura até que seja seguro entrar no ambiente para extinguir o fogo.
6- Se o plano neutro não se alterar mesmo com o resfriamento, possivelmente a situação está piorando. Afaste-se e combata à distância (jato sólido).
Saudações!