Porém, foi em Roma que se tem notícia do primeiro grupo organizado de combate a incêndio, no século 2 AC.
Curiosamente, a história conta que este primeiro grupo era, na verdade, uma espécie de organização que lucrava para apagar os incêndios.
Funcionava assim: ao primeiro sinal de fogo, um grupamento era enviado até o local, porém não fazia nada até que seu chefe chegasse a um "acordo comercial" com o dono da propriedade.
Se o preço não fosse satisfatório, eles simplesmente deixavam a propriedade queimar. Se fosse, apagavam o fogo.
Foi só no ano 60 DC que o imperador Nero criou um serviço oficial de combate a incêndio, chamado de vigília. Esse grupamento usava baldes, varas e ganchos para conter os incêndios.
Dezenas de homens se alinhavam do local do incêndio até a fonte de água mais próxima e passavam baldes de mão em mão, criando um fluxo de água.
Tanto na Europa como nos EUA, a maior evolução dos corpos de bombeiros iniciou por volta do século 17.
Alguns dados históricos:
As primeiras bombas manuais surgiram na Alemanha em 1518, mas tinham alcance limitado, pois não havia mangueiras.
Por volta de 1657, um inventor alemão chamado Hans Hautsch melhorou as bombas para fazer ao mesmo tempo sucção e pressão, e adicionou mangueiras flexíveis para aumentar o alcance.
Em 1672, um inventor holandês chamado Jan Van der Heyden desenvolveu a primeira mangueira de combate a incêndio, feita de couro, com 15m de comprimento e acoplamentos metálicos nas pontas para emender uma na outra.
A primeira bomba manual de grande porte data de 1690, criada por outro holandês naturalizado na Inglaterra, chamado John Lofting. Era operada por um time de bombeiros (quantidade não definida).
Em 1721, um inglês chamado Richard Newsham melhorou as bombas manuais, permitindo operação por times de 4 a 12 homens, com vazão de até 12 litros/seg e alcance vertical de até 36m.
Nos EUA, a primeira brigada de combate a incêndio surgiu em 1678.
A primeira bomba de combate a incêndio motorizada (a vapor) surgiu em 1841 nos EUA. A bomba era motorizada, mas o carro ainda era puxado por cavalos.
Bombeiros no Brasil:
Em 1797 o arsenal da marinha do Rio de Janeiro passou a ser responsável pela extinção de incêndios na cidade. Foi o primeiro grupamento de combate a incêndios do Brasil.
Em 1856, surgiu o primeiro serviço público oficial de combate a incêndio, criado pelo Imperador D. Pedro II, também na cidade do Rio.
Em 1880, criou-se oficialmente o corpo de bombeiros militar do estado de São Paulo.
Em 1892, baseado no modelo alemão de voluntariado, surgiu em Joinville / SC a primeira corporação de bombeiros voluntários do país (e da América Latina).
Abaixo, veja alguns vídeos de como era a atividade bombeiril antigamente:
Saudações!
Ótimo video!
ResponderExcluir