Neste post, em complemento aos posts sobre portas de rolo e portas pantográficas, falarei sobre técnicas usadas em portas convencionais.
Quando menciono "convencionais", refiro-me às portas de abertura para dentro, para fora ou de correr, sejam de madeira ou de metal.
Antes, vale lembrar que não devemos arrombar portas com chutes ou com os ombros, sob o risco de:
1- Lesão: nem sempre conhecemos o tipo da porta, quantidade e força das fechaduras.
2- Flashover ou backdraft: podemos não saber a condição do ambiente interno. Uma entrada súbita de ar pode ocasionar tais fenômenos.
Relembrando as partes da Halligan:
O objetivo é sempre posicionar a cunha ou o garfo entre o caixilho e a porta. O uso de cada parte da ferramenta dependerá do tipo de porta (madeira, metal), do tipo de abertura (para dentro, para fora, de correr) e se você dispõe ou não de um auxiliar com machado de arrombamento.
Outro ponto importante é dominar as técnicas de entradas forçadas. Como você verá nos vídeos abaixo, o arrombamento gasta energia. Não saber o que fazer fará você se cansar antes mesmo de iniciar o combate e/ou a busca primária.
Este primeiro vídeo apresenta as técnicas para portas com abertura para dentro. Repare na importância de se levar calços, principalmente quando você não dispõe de um auxiliar com machado.
O segundo vídeo demonstra as técnicas com auxílio de machado, que é a situação mais comum. São bastante úteis em portas de metal, nas quais a resistência da porta e das fechaduras é bem maior.
O terceiro vídeo traz as técnicas de arrombamento para portas com abertura para fora, muito comuns em edificações comerciais e industriais. Prédios residenciais mais modernos também têm recebido portas deste tipo em áreas comuns.
Neste caso, é fundamental um auxiliar com machado.
Algumas dicas importantes:
1- Não sabe se a porta abre para dentro ou para fora? Repare nas dobradiças. Se estão do seu lado, a porta abre para fora (se já estiver dentro de um ambiente, a porta abre para o seu lado).
2- Antes de iniciar a entrada forçada, bata com a Halligan no alto, no meio e embaixo da porta. Isto ajudará a idenficar onde estão as fechaduras.
3- Como você pode não saber a condição do ambiente no outro lado, assim que efetuar a abertura, puxe a porta com a cunha da Halligan ou use um cabo solteiro ou fita tubular preso ao trinco para controlar a abertura.
O vídeo abaixo demonstra as dicas 2 e 3:
4- Se a porta for de correr, posicione a cunha ou o garfo da Halligan no espaço entre a porta e o caixilho, e bata na parte oposta da ferramenta com um machado ou marreta, de forma a passar a cunha ou o garfo entre os mesmos.
Na sequência, movimente a Halligan verticalmente para cima e/ou para baixo para estourar a fechadura.
Se você tiver interesse em se aprofundar no assunto, sugiro assistar à sequência de nove vídeos do Mike Perrone, disponíveis nesse link. Há outras situações mais complexas. Infelizmente, somente em inglês.
Saudações!
Ótimo post!
ResponderExcluirOnde podemos comprar essa porta de treinamento? Rudinei 51 99105-2730
ResponderExcluir