Neste, falarei sobre portas de rolo.
Abaixo, a primeira foto é de uma porta de rolo vista por fora (visão do bombeiro). A segunda, uma porta de rolo vista por dentro da edificação:
Não que seja impossível arrombar uma porta de rolo com marreta, machado e Halligan, mas é um gasto enorme de energia, pode poderá fazer falta ao bombeiro no decorrer da ocorrência.
A melhor forma de abri-la é usando uma serra policorte, como na figura abaixo (certifique-se que esteja com o disco de corte correto!):
Para tal, faça um corte vertical na porta. Depois, com ajuda da Halligan ou de um alicate, puxe uma lâmina da porta. As que estiverem abaixo automaticamente sairão junto.
Nota: as lâminas deste tipo de porta são apenas encaixadas umas nas outras, por isto deslizam horizontalmente.
Na sequência, puxe uma lâmina do outro lado. Feito isso, normalmente a parte superior da porta subirá automaticamente, pois dentro do rolo (parte superior da foto do lado interno) existe uma mola. Se ela não subir, basta empurrar com as mãos.
Para visualizar melhor a operação, veja os vídeos abaixo:
Dica 1: não é necessário fazer um corte vertical tão grande. Basta cortar o suficiente para conseguir retirar as primeiras lâminas. Em termos práticos, um corte de no máximo um metro é suficiente.
Dica 2: normalmente as portas de rolo têm fechaduras na parte inferior, junto ao solo. Mas existem modelos que têm a fechadura no meio, como na foto abaixo:
Nestes casos, você deverá fazer um corte vertical que corte tanto as lâminas quanto a barra da fechadura - barra horizontal que liga a fechadura central até os "buracos" na parede.
O corte não deve ser central, para não atingir a fechadura e danificar a ferramenta. Escolha um dos lados, conforme ilustração abaixo:
Feito um corte, retire as lâminas acima da fechadura e o rolo subirá (se não subir, empurre-o com as mãos).
Retire as lâminas abaixo da fechadura. Deverão restar apenas as lâminas presas à barra horizontal. Como você já cortou-a e tem visão do mecanismo de fechamento, basta puxar a barra para fora dos "buracos na parede".
No próximo post, portas pantográficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário