segunda-feira, 24 de abril de 2017

Resgate veicular: carro x poste

Na semana passada participei de uma ocorrência de resgate veicular, na qual um caminhão bateu num poste e derrubou-o sobre um carro. Veja na foto abaixo como ficou o veículo:


Chegando ao local, não tínhamos como ter certeza se a rede ainda estava energizada. E o condutor do automóvel estava encarcerado.

Já no despacho das viaturas, a central de emergências acionou a companhia de energia elétrica para ir ao local garantir a desenergização da rede. O problema é que as viaturas de resgate dos bombeiros se deslocam em prioridade nas vias, enquanto a companhia de energia não.

Ou seja, chegamos ao local sem poder tocar no veículo, e tivemos que aguardar a chegada da companhia, o que levou pelo menos 10 minutos.

Garantido que a rede estava desenergizada, desencarceramos e extraímos a vítima.

Neste caso, o condutor estava consciente e orientado, apenas com dores, alguns cortes e encarcerado mecanicamente.

Mas e se, por exemplo, estivesse inconsciente? Ou em PCR?

Infelizmente, ainda assim não poderíamos tocar no veículo enquanto não tivéssemos a garantia de que a rede estava desenergizada.

A prioridade é sempre evitar que se façam novas vítimas, ou seja, primeiro garantir a segurança da equipe de resgate e da população no entorno da ocorrência, depois efetuar o resgate. A razão deve prevalecer sobre a emoção.

Também não podemos culpar a equipe da companhia de energia pela demora, pois eles não têm autorização para deslocar em prioridade, com giroflex e sirene ligados.

Talvez o que precisa ser mudado é o procedimento para este tipo de ocorrência, permitindo que as companhias de energia possuam veículos de emergência que possam deslocar em prioridade, ou ainda um sistema de desenergização remota.

O acionamento imediato das companhias pelas centrais de emergência também ajuda a reduzir o tempo até a ocorrência.

Saudações!

Um comentário:

  1. Olá boa noite! sou Sgt Ezequiel CBDF e vou usar seu relato em uma apresentação de um trabalho no CAEP (curso de altos estudos de praças). Seria possivel voçe me informar qual seu Posto ou Graduação e de onde voçe é para colocar como referencia na apresentação. Desde já te agradeço !

    ResponderExcluir