quarta-feira, 19 de abril de 2017

Almofadas pneumáticas

Em um post recente, abordei o tema estabilizadores (link).

Uma outra forma bastante útil de estabilizar e levantar veículos e estruturas colapsadas são as almofadas pneumáticas. Veja abaixo alguns exemplos:







As almofadas funcionam com o ar dos mesmos cilindros usados nos EPR.

Devem ser usadas sempre em conjunto com calços. Infla-se um pouco, calça-se o veículo ou a estrutura (com calços de madeira, por exemplo). Repete-se o processo até se alcançar a altura desejada.

Depois que o veículo ou a estrutura foi calçada, pode-se até desinflar e remover as almofadas, caso seja necessário usá-las em outro local.

Podem ser usadas empilhadas, de forma a aumentar a altura. Neste caso, a recomendação é primeiro inflar parcialmente a bolsa inferior, para criar uma espécie de base, para depois inflar as bolsas acima.

Atenção: conforme as almofadas inflam, elas reduzem a área de contato. Cuidado para não desestabilizar o veículo ou a estrutura. Por isto deve-se usar calços.

São usadas também para desvirar veículos, como nesta foto:


Abaixo, dois vídeos exemplificando o uso de almofadas.

No primeiro, um veículo capotado é levantado e estabilizado. Poderiam ser usadas para remover uma vítima debaixo dele, para melhorar o acesso aos resgatistas / socorristas ou mesmo apenas para estabilizá-lo:


Neste segundo vídeo, repare no poder de elevação das almofadas! Trata-se de um vagão de trem de dezenas de toneladas:


Saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário