terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Câmeras Térmicas

Muitas corporações no Brasil - sejam militares ou civis / voluntárias - já usam as chamadas TICs ("Thermal Image Câmeras"), ou câmeras de imagem térmica, ou somente câmeras térmicas em operações de busca e salvamento em incêndios.


Exemplo de câmera térmica

As TICs são extremamente úteis na localização de vítimas em ambientes com muita fumaça, reduzindo drasticamente o tempo de busca que, antes, era realizada somente com o tato, a voz do bombeiro e ferramentas manuais.



Porém, as TICs "comuns" (se é que se pode chamar assim) são grandes e volumosas, o que, somando-se a tudo que um bombeiro já tem que carregar em um incêndio, acabam se tornando um inconveniente.

Até o dia em que uma empresa americana chamada Scott Safety resolveu integrá-la à máscara do EPR! Não posso afirmar que outras fabricantes não tenham a mesma tecnologia, porém não encontrei nada nos sites da MSA e Dräger.

Máscara de EPR com câmera térmica integrada - Scott Safety

Esta máscara permite operar a câmera térmica com as mãos livres! Não é demais?! Veja detalhes do produto neste link. Há também um vídeo no Youtube demonstrando o funcionamento:




Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário