Os bombeiros nos EUA são os campeões em equipamentos pessoais. Levam de tudo, como múltiplas lanternas, alicates, canivetes, ferramentas multiuso, luvas para incêndio e luvas para resgate, cordas e fitas tubulares, mosquetões, freio oito, calços e rádio comunicador. Se for uma ocorrência de incêndio, soma-se EPR, câmera térmica, Halligan e machado.
Exemplo de EPI completo nos EUA
Exemplos de calços para entradas forçadas e manter portas abertas
Exemplo de cinto de rapel rápido com fita tubular
Esse equipamento todo é muito útil, mas tem um custo: o peso (o correto seria massa, mas para fins didáticos ficaremos com "peso"). O equipamento completo chega a pesar 75 lbs (aprox. 35 kg). Isto considerando somente cilindros de composite.
Se levarmos em conta que os conjuntos de aproximação usados por lá são bem mais robustos (e consequentemente pesados), não é de se ficar admirado que a causa número um de morte de bombeiros nos EUA seja morte súbida cardíaca! (fonte)
No Brasil, o que cada bombeiro leva em seu EPI varia muito. Mas costuma-se, além do básico descrito acima, levar lanterna, rádio, canivete multiuso e, em algumas corporações, cinto para rapel rápido ou cinto abdominal com talabarte.
Para fins de comparação, estima-se que o peso de um EPI + EPR (com cilindro de composite) + Halligan + machado no Brasil fique em torno de 25 kg.
Como os equipamentos extras variam com o gosto de cada um, resolvi descrever o que eu levo no meu EPI e os motivos, bem como pesar tudo isso para poder comparar com a informação acima.
Basicamente levo:
- EPI básico (bota, calça, jaqueta, balaclava, capacete).
- Luva de incêndio.
- Luva de resgate veicular.
- Lanterna LED intrínseca (alta luminosidade, longa duração, longo alcance).
- Lanterna xenon intrínseca (para penetrar melhor na fumaça).
- Canivete multiuso.
- Alicate (para desligar bateria em resgate veicular, cortar cabos metálicos, etc).
- Calço em cunha (para auxiliar em entradas forçadas e manter portas abertas).
- Fita tubular (para arrasto de vítimas em busca e salvamento em incêndios, cadeirinha para rapel rápido, etc).
- Mosquetões (para prender equipamentos, cadeirinha para rapel rápido, etc).
O peso disso tudo ficou em 11 kg. Se somar EPR, Halligan e machado fica entre 25 e 30 kg.
Prós e contras:
A vantagem de se levar o maior número de equipamentos pessoais é que você não precisa se deslocar até a viatura sempre que precisar de algo básico como um alicate ou um canivete. Também não fica na mão se uma lanterna falhar ou acabar a bateria. E possui mais recursos para fazer uma busca e salvamento, por exemplo.
A grande desvantagem é o peso, que agrava o stress térmico causado pelo conjunto de aproximação. Portanto, quer levar mais coisas, fique em forma para não se tornar mais uma vítima!
Por fim, para se ter uma ideia do que um bombeiro nos EUA leva em seu EPI, veja o vídeo abaixo. Para quem não entende inglês, não se preocupe! É só ilustrativo.
Saudações!