quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Resgate veicular em HEV e EV

Dando sequência ao assunto, neste post falarei dos procedimentos de resgate em caso de acidentes com veículos híbridos (HEV) e elétricos (EV). No próximo, falarei sobre combate a incêndio.

Para quem ainda não está familiarizado com HEV e EV, sugiro primeiro a leitura do post anterior (link).

Estes procedimentos de resgate são fruto de estudos realizados por diversas montadoras de veículos, em conjunto com outras instituições de renome ao redor do mundo.

Seguem algumas fontes para quem quiser se aprofundar (infelizmente somente em inglês):


Além disso, recomenda-se seguir os procedimentos do método SAVER (link).

Conforme mencionado no post anterior, os principais tipos de baterias em HEV e EV são: Ni-MH (hidreto metálico de níquel) e Li-ion (íons de lítio). Na tabela abaixo bolei um resumo de cada tipo e o que fazer em caso de acidente com ruptura.



A principal diferença está no possível uso de EPR durante operações de resgate, se o socorrista / resgatista perceber um vazamento e/ou começar a sentir os sintomas descritos na tabela.

Em termos de procedimentos diferenciados de resgate veicular, seguem abaixo algumas informações e dicas importantes:

1- Identificar o veículo:

Quando a primeira equipe chegar à cena, é muito importante buscar detalhes sobre os veículos envolvidos. Os HEV e EV costumam ter logotipos de identificação como Hybrid, Electric, HEV e EV. Também é importante estar familiarizado com os principais tipos de HEV e EV, como mostrado no post anterior (link).

2- Transmitir informações à equipe:

Identificado que se trata de um HEV ou EV, a primeira equipe deve informar imediatamente à central de comunicações e à equipe de resgate, para que sejam tomados os devidos cuidados. Para fins de resgate, considera-se HEV e EV a mesma coisa, ou seja, os procedimentos são os mesmos.

3- Estabilizar e desligar a bateria 12V:

Deve-se primeiro estabilizar o veículo, depois desligar a bateria 12V. Conforme já citado no post sobre baterias (link), este tipo de veículo é projetado de forma que, quando a bateria 12V é desligada, abre-se o circuito de alta tensão, isolando o banco de baterias.

Importante: em muitos resgates em veículos à combustão, dependendo da dificuldade em acessar a bateria 12V, tomamos a decisão de primeiro realizar o desencarceramento e a extração da(s) vítima(s), para depois desconectar a bateria.

No caso de HEV e EV, para segurança da equipe e da vítima, é crucial encontrar e desconectar a bateria 12V antes de qualquer outro procedimento.

Mas e se não for possível? Neste caso, por incrível que pareça, os manuais dos fabricantes não têm recomendação. O que eu faria: usaria luvas de alta tensão para operar as ferramentas de resgate, tomando cuidado para não danificar qualquer cabo ou componente de alta tensão!

Dica: em veículos modernos, janelas, bancos e coluna de direção têm ajuste elétrico. Portanto, só funcionarão com a bateria 12V ligada. Faça os devidos ajustes antes de desligar a bateria.

Atenção: não assumir que um veículo está desligado só porque não faz barulho! HEV e EV não fazem barulho quando estão parados!

4- Prosseguir com os procedimentos do método SAVER

Dica 1: como mencionado no post sobre airbags e pré-tensionadores de cinto de segurança (link), solte ou corte os cintos de segurança das vítimas e verifique a existência de airbags não disparados, tomando os devidos cuidados ao realizar corte de colunas.

Dica 2: retire os painéis das colunas que serão cortadas, bem como os para-lamas dianteiros antes de efetuar afastamento ou elevação de painel, pois podem haver componentes e cabos de alta tensão nessas regiões. Evite cortar caixas de ar, pois em muitos HEV e EV os cabos correm por ali.

Dica 3: propositalmente, os fabricantes de híbridos e elétricos usam cabos de alta tensão em cores vivas, como vermelho, amaralo ou - principalmente - laranja. Os cabos são espessos e chamativos. Deparou-se com um desse tipo no resgate, ou com algum componente alimentado por este cabo, não o danifique! Veja exemplos abaixo:




Por fim, segue uma ilustração retirada do Compêndio de Fichas de Resgate Veicular 2013 (fonte) para o Toyota Prius. Note os componentes em laranja (alta tensão), bem como os airbags e geradores de gás, bateria 12V, pré-tensionadores de cinto, reforços de carroceria, etc.



Este material é muito útil para os resgatistas, pois salva um tempo precioso procurando por componentes e outros pontos de atenção. Ele constumava estar disponível publicamente para smartphones, porém não o encontrei recentemente tanto para Android quanto iOS.

Na internet é possível encontrá-lo para download em PDF.

Abaixo um vídeo (em inglês) preparado pela Tesla Motors. Eles detalham os procedimentos de resgate e os cuidados necessários em seu modelo S (elétrico). Ao final, demonstram uma retirada de porta, afastamento e elevação de painel.



Em breve o post sobre combate a incêndio em HEV e EV. Aguarde!

Um comentário:

  1. Até em países com um tamanho menor que o Brasil, como a Costa Rica, já é obrigatório o fabricante ou importador de veículos apresentar uma ficha técnica indicando pontos onde a estrutura pode ser cortada com segurança para ser efetuado o desencarceramento. Mesmo que se trate de veículos convencionais ao invés híbridos e elétricos. Enquanto isso no Brasil, ao longo dos últimos 5 anos, os híbridos e elétricos tem ganhado muito espaço no mercado, mas achar essas informações é um parto.

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