quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Luvas

Luvas para combate a incêndio e para resgate veicular são coisas distintas! Não existe no mercado uma luva que seja ótima para as duas atividades. Repito: não existe!

Esclareço:

As luvas para combate a incêndio de verdade (luvas de raspa / vaqueta não são para incêndio!) são grandes, pesadas, impermeáveis, pouco flexíveis e fazem você perder bastante a sensibilidade nos dedos.

O motivo é simples: elas precisam proteger suas mãos do calor e resistir um certo tempo ao contato com as chamas.

As luvas de resgate veicular são produzidas para resistência mecânica à abrasão, ao corte e, algumas, a impactos no dorso da mão. São resistentes a óleo e combustíveis e, geralmente, impermeáveis (água, sangue).

Oferecem muito mais flexibilidade e sensibilidade nos dedos, permitindo um melhor manejo das ferramentas de resgate. Porém, não oferecem a adequada proteção ao calor e às chamas.

Abaixo alguns exemplos retirados do e-commerce The Fire Store, nos EUA:



Notem a separação por categorias. Structural firefighting (combate a incêndio estrutural) está separado de Extrication (desencarceramento e extração), bem como de incêndio florestal (Wildland) e trabalho em altura (Rope Rescue).

Lá fora existe uma infinidade de luvas, porém a nossa realidade é diferente. Até conseguimos diversos modelos, mas os preços são altíssimos e, por isto, muitos são preteridos pelas corporações, que optam por modelos mais em conta.

O problema é que muitas corporações ainda teimam em usar luvas de raspa / vaqueta para combate a incêndio!


Exemplo de luva de vaqueta

Se você duvida que este tipo de luva não é para incêndio, então faça o teste em casa: aproxime a luva da chama do fogão e veja o resultado. Ela vai encolher e se deteriorar rapidamente. Agora imagine sua mão dentro dela!

Para nossa "sorte", já existem fabricantes locais produzindo luvas de combate a incêndio, algumas até com certificação internacional (NFPA, CE). De prontidão recordo a Jobe Luv e a Hércules.

Também existem distribuidores que importam luvas americanas e europeias, como modelos da Shelby, Lion, Pro-tech e Rostaing. É possível encontrá-los no Google (sugiro procurar por lojas de EPI).

Para resgate veicular, existem excelentes luvas importadas com as mais diversas proteções, mas os preços são bem salgados.

Entretanto, luvas de vaqueta ou raspa, combinadas com luvas de procedimento (látex) por baixo, já propiciam uma excelente proteção aos resgatistas, sem sacrificar a sensibilidade e protegendo ainda de sangue, óleo e combustíveis. E o melhor: custam menos de R$ 20,00 nas lojas de EPIs!

Sugestões:

Leve consigo dois pares de luvas: um para incêndio e outro para resgate veicular.

Sua corporação não tem luvas para combate a incêndio? Solicite, demonstre a necessidade, prove que as luvas de raspa / vaqueta não servem!

E se puder adquirir as suas, vale a pena. Elas duram muito tempo e o investimento acaba compensando.

Por curiosidade, eu uso um par de luvas de combate a incêndio da marca Pro-Tech, modelo Fusion 8. O fabricante alega que ela serve tanto para incêndio estrutural, quanto para resgate veicular. Mas, honestamente, eu prefiro usar um segundo par específico para resgate (Rostaing) justamente pela maior flexibilidade e sensibilidade.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário