sexta-feira, 10 de março de 2017

Qual a maior auto-escada/plataforma do mundo

Em 1872, Conrad Dietrich Magirus desenvolveu a primeira escada móvel de "longo" alcance para bombeiros. Daí advém o nome que até hoje é referência em auto-escadas: Magirus.


Ilustração de uma escada Magirus do ínicio dos ano 1900

De lá pra cá, a evolução foi gigantesca, mas o princípio continua o mesmo: permitir acesso a lugares mais altos por meio externo.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, dois novos modelos surgiram: auto-plataformas e auto-escada-plataformas.

Basicamente, a diferença está no alcance e na operação.

As auto-escadas conseguem atingir alturas em torno de 65m (cerca de 22 andares), são arvoradas rapidamente e, geralmente, os bombeiros partem do solo e sobem suas escadas até o andar desejado.

Algumas possuem um cesto na ponta da escada, permitindo que os bombeiros já sejam elevados no próprio cesto. A maioria das escadas modernas também conta com esguicho na ponta.

Veja exemplo da maior escada Magirus, com alcance de 60m. Repare na segunda foto que quatro braços auxiliam na estabilidade, mas não elevam o caminhão do chão. Isso permite uma operação mais rápida.





As auto-plataformas e auto-escada-plataformas conseguem atingir alturas maiores. A empresa que desponta como líder nesse segmento é a Bronto Skylift, que possui um equipamento capaz de atingir 112m de altura (cerca de 37 andares)!

Neste caso, por uma questão de limitação de projeto, ela é somente uma auto-plataforma (sem escadas).

Existem outros modelos "mais baixos" que também possuem escadas, mas que são usadas mais em caso de emergência (a plataforma enguiçar, por exemplo), do que no próprio resgate.

Todos os modelos de combate a incêndio desta empresa possuem esguicho automático no cesto.

Veja abaixo o equipamento de 112m de alcance. Repare que, para conseguir a devida estabilidade, ele precisa ser levantado do chão, bem como seu braço telescópico precisa ser desdobrado, o que torna a ação de arvorar mais lenta.







Porém, se o maior alcance é de 112m (em torno de 37 andares), como alcançar andares mais altos que isto?

Justamente pela limitação de altura dos equipamentos de resgate, edifícios contam com escadas enclausuradas e, nos arranha-céus mais modernos, áreas de abrigo isoladas e pressurizadas em determinados andares para que as pessoas possam aguardar o resgate em segurança.

Até alguns elevadores estão sendo projetados para, em caso de incêndio e mesmo sem eletricidade, poder transportar as pessoas em segurança até o térreo (operando com geradores autônomos, isolamento ao fogo e à água e pressurização da cabine).

Para mais informações, clique aqui.

Outra alternativa já abordada em um post anterior é o uso de helicópteros (link), porém existem limitações.

Saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário